Blog Fazendo as Malas

Casal está viajando de carro pelo mundo há 29 anos e já visitou 180 países

O casal suiço Emil e Liliana conseguiu por em prática o sonho de muitos: tornar a viagem algo continuo e sem limites. Ao invés de intercalar algumas viagens no ano nos momentos de férias e feriados eles estão viajando de carro pelo mundo há 29 anos, algo praticamente inimaginável (e desejável).

Eles inverteram a realidade da maioria dos mortais e tornaram o ato de viajar seu dia-a-dia por anos a fio. Inicialmente saíram para viajar para o Canadá  num veículo  Toyota LandCruiser FJ60 mas a vontade de viajar era tão grande que continuaram "para sempre"  essa aventura que foi oficializada pelo Guinnes como "A viagem de carro mais longa da história ", que até  16 de julho de 2014 tinha percorrido 692 mil km. Além de já ser surpreendente o longo período da viagem, eles utilizaram durante esses 29 anos, pasmem, o mesmo veículo.

casal-viajou-de-carro-pelo-mundo-por-23-anos (15)

Segundo consta no site do casal (um site em inglês e mal formatado, apesar do conteúdo incrível) tudo começou com um sonho do casal de ter um ano livre de compromissos para explorar o mundo por estradas vicinais e remotas em países e culturas únicas e envolto à beleza da natureza. Ainda segundo eles o sonho cresceu numa realidade épica com a compra de um Toyota LandCruiser FJ60 em 1982 e com a partida em outubro de 1984 com o destino inicial sendo Montreal, no Canadá.

Inicialmente eles custeavam a viagem com recursos próprios (por vários anos), mas ao longo de uma jornada tão incrível começaram a receber apoio (financeiro e de serviços e produtos oferecidos) por diversas empresas, incluindo as distribuidoras Toyotas regionais, empresas de transporte marítimo (que transportaram seu carro entre os continentes) e outros apoiadores que os fornecem serviço de hospedagem, como redes de hóteis, fabricantes de câmeras fotográficas, fabricantes de comida e vários outros.

Alista completa pode ser vista aqui (em inglês). Apesar da longa lista dos apoios das Toyotas de vários países por onde passou Emil relata que a Toyota Global (que tem sede no Japão) inexplicavelmente vem negando, ao longo dos anos, apoio à essa jornada. Isso é tão surpreendente como equivocado, já que se bem explorada essa viagem interminável com o mesmo veículo por 29 anos seria a melhor propaganda da qualidade dos veículos da fabricante japonesa.

casal-viajou-de-carro-pelo-mundo-por-23-anos (6)

Apesar de tantos anos viajando o casal relata que que o "vírus" de viagem ainda os infecta e eles pretendem percorrer os únicos países que ainda não visitaram (são 13 se consideramos os 193 países reconhecidos pela ONU). Ao longo da jornada eles também visitaram vários territórios que não são oficialmente reconhecidos como países, como Ossétia do Sul e Nagorno Karabakh.

 

Os custos de viagem

Como é de se imaginar uma viagem como essa exige que eles sejam muito econômicos e por isso a rotina principal deles inclui dormir no carro e preparar a própria comida, como forma de economizar.

Como o casal iniciou essa longa viagem num tempo em que não existia internet e redes sociais e a maior parte da experiencias vividas estão somente nas lembranças e memórias desses suíços que realmente podem dizer que viram o mundo de perto. Para se ter uma ideia o site só entrou no ar em 1999, o que significa que durante 16 anos de ricas experiências quase nada foi compartilhado. Além disso o site (em inglês) não é muito bem formato e não tem relatos cotidianos, o que é altamente compreensível, já que eles devem ter coisas bem mais interessante para fazer do que ficar em frente ao computador.

casal-viajou-de-carro-pelo-mundo-por-23-anos (1)

 

A experiência vivida

É inimaginável para mim, como viajante e fã desse casal a experiência de vida, de mundo, de antropologia, de idiomas e culturas que uma viagem dessa deve proporcionar. Por mais que para alguns pareça loucura ficar viajando indefinidamente eu compreendo (como um portador do vírus da viagem) que depois do vários anos de viagem, livres e soltos pelo mundo seria quase impossível que esse casal conseguíssem se readaptar a uma vida de "prisioneiros" numa cidade, seguindo uma rotina comum.

O casal suíço passou pela América do Sul entre 1984 e 1988 e visitou o Brasil (a floresta amazônica) nesse período, voltando ao país em 2002, após ter ouvido falar que fora construída uma trilha (ele relata como trilha e não como estrada) entre o norte do Brasil e as três Guianas, que eram os únicos três países que não haviam visitado na América do Sul. No mapa abaixo (feito pelo casal) é possível ver todos os percursos realizados por eles ao redor do mundo nesses 29 anos e três meses de viagem.

 

180 países em 29 anos de viagem 180 países em 29 anos de viagem

 Veja esse álbum com mais fotos da viagem do casal.

 

História semelhante

O casal de alemães  Gunther Holtorf e sua esposa Christine também empreenderam o mesmo sonho e viajaram por 23 anos, no mesmo carro, até Christine falecer. Mas seguindo a vontade da esposa Gunther  continuou a jornada e segue viajando.

A viagem pelo mundo de 23 anos A viagem pelo mundo de 23 anos(vídeo)

Inicialmente saíram para viajar por 18 meses (uma viagem que já seria por um período fantástico e inviável para a maioria) pela África num veículo Mercedes G-Wagen mas a vontade de viajar era tão grande que continuaram por mais 21 anos essa aventura que ficaria conhecida como "A viagem sem fim de Gunther Holtorf ". Além de já ser surpreendente o longo período da viagem, eles utilizaram durante esses 23 anos, pasmem, o mesmo veículo, que segundo eles quebrou poucas vezes nos 23 anos!

 

Encontrou erros nesse post? Comunique!

Viagens

Ver todas
RBBV Código Criativo