Blog Fazendo as Malas

Como tirar o visto para o Canadá pela internet: um guia passo-a-passo completo

Assim como os Estados Unidos  o Canadá exige o visto de entrada para o turista brasileiro. Até pouco tempo atrás era necessário reunir vários documentos, preenchê-los e comparecer a um consulado canadense. Em dezembro de 2012 o governo canadense lançou o sistema de visto todo on-line, eliminando a necessidade, na maioria dos casos, de comparecer num consulado ou embaixada daquele país. Vale salientar que apesar do anúncio de isenção de vistos para alguns a partir de 2016 essa isenção não se confirmou e  o visto continua sendo requerido para os brasileiros.

O processo pode ser feito todo pela internet e até mesmo para entregar o passaporte não é necessário comparecer, pois o mesmo pode ser enviado por correios e é devolvido da mesma forma. Esse novo sistema é especialmente útil para aqueles que moram em cidades nas quais não há consulados canadenses, o que é o caso da maioria dos brasileiros. Houve também mudança nas taxas e no tempo de visto, e tudo será detalhado aqui. Vale ressaltar que o sistema on-line permite solicitar diversos tipos de vistos, incluindo para trabalho, estudo, turismo ou imigração, mas iremos focar somente os aspectos do visto de turismo, apesar da maioria dos passos ser semelhante para os outros tipos de visto.

Iniciando o processo do visto

Página inicial do visto on-line Página inicial do visto on-line (clique para ampliar)

 

As etapas para obtenção do visto pela Internet é dividida em quatro grandes etapas:

  1. Verificação se você é elegível para o sistema de visto on-line
  2. Preenchimento dos formulários e anexação de documentos
  3. Submissão on-line da sua solicitação de visto
  4. Envio, por correio, do seu passaporte e do formulário gerado pelo sistema (eu acrescentei essa etapa que só será necessária se seu visto for aprovado.

O primeiro passo é fazer uma espécie de teste, após o qual o sistema dirá se você é candidato a tirar o visto ou não. Mais adiante dirá também se no seu caso pode ser pelo sistema on-line. Para determinar se você pode solicitar o visto são feitas perguntas a respeito dos seguintes assuntos:

  • Nacionalidade
  • Idade
  • habilidades com idioma
  • Membros da família
  • Educação
  • Experiência de trabalho
  • Seus rendimentos
  • Detalhes sobre ofertas de trabalho.

É importante ressaltar que o processo do visto, incluindo as perguntas e as explicações, é todo em inglês e você também deve preencher os formulários e outros documentos em inglês. Se você não domina o idioma ou não se sente confortável deverá pedir a ajuda de alguém ou tentar utilizar uma ferramenta de tradução, mas tenha cuidado com essa última opção por que os tradutores automáticos, como o do Google, cometem muitos erros e isso pode levar você a preencher algo errado.

O sistema de perguntas e respostas é dinâmico, de forma que dependendo de uma resposta podem surgir outras e serem ocultadas algumas. Dessa forma o conjunto final de perguntas pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do perfil. Alguns dos tópicos listados acima só fazem parte das perguntas para vistos de trabalho e estudante.

Iniciar o teste de elegibilidade Iniciar o teste de elegibilidade (clique para ampliar)

 

Verificando sua elegibilidade

 Para inciar o preenchimento do teste de elegibilidade acesse  http://www.cic.gc.ca/ctc-vac/getting-started.asp, leia com atenção as informações da página e depois, no final da página, clique no botão azul "Start my application". É importante ressaltar que, dependendo da suas respostas, você pode ser solicitado a fazer um exame médico, que deve ser com um médico credenciado ao governo do Canadá.

Na página http://www.cic.gc.ca/pp-md/pp-list.aspx é informado que existem médicos credenciados em Belo Horizonte,  Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Se eventualmente você precisar fazer um exame médico e não morar em uma dessas cidades terá de ir a uma delas para realizar o exame e prosseguir com o processo do visto. Apesar disso, na maioria dos casos esse exame médico não é solicitado.

Também dependendo das suas respostas pode ser solicitado que você envie documentos relacionados a antecedentes criminais. Nessa página tem mais detalhes, mas adianto que não é comum solicitarem também os antecedentes. Nem eu nem minha companheira precisamos de certidões de antecedentes e nem de exame médico para conseguir o visto.

Primeira tela do form (clique para ampliar) Primeira tela do form (clique para ampliar)

Após clicar em "Start my application" você será levado para a primeira tela, onde deverá fornecer informações básicas. Para o visto de turismo, que é o que tratamos nesse post. Você deve selecionar "Visit" na pergunta "What would you like to do in Canada" e "Temporary - less than 6 months" na pergunta "How long are you planning to stay in Canada". As outras perguntas dependem do seu cenário, mas as duas seguintes, para a maioria das pessoas, serão respondidas com "Brazil".

Diferente do que você possa imaginar, ter um membro da família (companheiro(a), filho(a) ou filho(a) do seu companheiro(a) ) vivendo no Canadá é um fator positivo para seu visto ser aprovado. Preste atenção também que em caso de dúvida você deve clicar no ícone azul com uma interrogação branca para obter informações adicionais sobre o preenchimento de um campo em específico. As informações adicionais também serão em inglês. Depois de passar por mais algumas telas com perguntas (a quantidade de telas e perguntas vai depender das respostas, já que o questionário é dinâmico) você chegará na tela onde informará o resultado, dizendo se você pode ou não visitar o Canadá como turista.

Resultado  da elegibilidade (clique para ampliar) Resultado da elegibilidade (clique para ampliar)

Resultado de sua elegibilidade

 Caso você receba uma resposta desfavorável você pode reiniciar o questionário e verificar se você preencheu algo de forma equivocada. Caso receba uma resposta favorável você deve prosseguir e o próximo passo será preencher outro conjunto de informações para determinar que documentos (em formato digital) você deverá anexar à sua solicitação de visto.

Mais uma vez esclareço que as perguntas feitas são dinâmicas e dependem de respostas anteriores e por isso não é possível colocar aqui todas as telas, já que de acordo com seu perfil as telas de perguntas serão diferentes da de outros. Depois de preencher essas informações adicionais você chegará a uma tela chamada "Your document checklist", que apesar do nome diz não somente os documentos que você deverá enviar para poder solicitar seu visto, mas também todos os passos adicionais necessários, a taxa que deverá ser paga e os formulários que deverão ser preenchidos.

 

Permissão para aplicação on-line

 A permissão para você fazer todo o processo on-line é definida de acordo com a análise de uma série de fatores levados em conta, com base nas respostas fornecidas. Não há informações claras sobre exatamente que fatores determinam se você poderá realizar o processo de forma on-line ou não.

Código para visto online Cód. para visto online (clique para ampliar)

No meu caso na tela de "Document check-list"  já informou o código que é necessário para fazer a solicitação toda on-line (tela ao lado com mensagem circulada em vermelho). Para demonstrar como o processo é dinâmico e automatizado eu simulei responder sim na pergunta sobre se eu possuía ou já possui visto americano.

Surpreendentemente, quando eu informei que sim foram puladas várias perguntas e já caí na tela de check-list sem receber a opção de continuar o processo on-line. Nessa simulação recebi a informação de que eu deveria continuar o processo, preenchendo os formulários e reunindo os documentos, mas que depois deveria enviar todos esses documentos originais por correio, para então saber se teria o visto aprovado ou não.

Apesar dessa simulação, quando eu tirei o visto canadense eu ainda não tinha o visto americano (tirei logo em seguida) e para a minha surpresa, por não ter o visto americano eu pude fazer o processo on-line até o final. Por isso é importante ressaltar que dependendo do seu perfil você pode não conseguir concluir o processo on-line e tenha de enviar os documentos originais para o consulado ou até mesmo comparecer para uma entrevista.

Você saberá se poderá concluir o processo on-line já na tela "Your document checklist". Se nessa tela, antes do passo 1 (step 1) não tiver  a informação "To apply online, you will need this personal checklist code: XX9999999999" (onde XX serão duas letras e 999999999 serão dígitos numéricos) vai significar que você não poderá prosseguir com o processo on-line. Caso seja esse o seu caso o texto   "apply on-line" não existirá e nem mesmo o código no padrão mencionado acima.

Checklist sem código para visto online Tela sem código para visto online

Outra questão importante é que o número de passos restantes informados nesse sumário também pode variar de acordo com as respostas fornecidas. A boa notícia é que se você for aprovado para fazer o processo todo on-line não precisa fazer tudo de uma vez. Você pode iniciar o processo e a partir desse ponto poderá retornar em outro momento  e continuar de onde parou.

No meu caso, na tela de checklist foi exibido que seriam necessários mais 9 passos, sendo eles:

  1. Guardar o código pessoal de checklist (personal checklist code). Esse código tem validade por 2 meses
  2. Imprimir a página corrente
  3. Ler o guia para o preenchimento da solicitação - http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/index.asp
  4. Preencher os formulários e providenciar os documentos listados
  5. Registrar-se e fazer login para iniciar/submeter a solicitação
  6. Depois de fazer login selecionar "Visitor visa, study and/or work permit"
  7. Fornecer o personal checklist code quando solicitado
  8. Anexar os documentos, revisar a aplicação,pagar com cartão de crédito (100 dólares canadenses - antes eram duas taxas, agora é só essa de 100) e enviar a aplicação
  9. Salvar a página de confirmação e seguir os próximos passos constantes na tela

Repare que alguns desses passos não são tão trabalhosos, como "imprimir a página corrente",  e "revisar a solicitação". O que dá trabalho mesmo é preencher os formulários e organizar os documentos (digitalizar, ajustar e reunir grupos de documentos físicos em documentos digitais).

Criar conta Criar conta (clique para ampliar)

Se você também receber a confirmação de que pode fazer o processo on line, a primeira ação é acessar o endereço http://www.cic.gc.ca/english/e-services/mycic.asp e fazer um cadastro. Para isso, no link fornecido acima clique no segundo botão azul, com o texto "Continue to GCKey". Na tela seguinte, clique no botão "Sign up", conforme tela abaixo. Depois, na tela seguinte você deve aceitar clicando em "I accept" e nos próximos passos será solicitado a criar um nome de usuário (sem espaços, caracteres especiais ou acentos), cadastrar uma senha e depois respostas secretas (para recuperar a conta em caso de esquecer a senha) e finalmente a senha.

 

Cadastro no GC Cadastro no GC

Passos para login e acesso à aplicação

Feito o cadastro volte para a página http://www.cic.gc.ca/english/e-services/mycic.asp, clique novamente em  "Continue to GCKey" e dessa vez faça login com seu usuário e senha cadastrados no passo anterior.

Você será levado a uma tela de boas vindas e deve clicar em "continue". Em seguida será exibida uma tela com os termos e condições e você deverá clicar em "I Accept".  Depois dessa tela será solicitada uma das  respostas secretas cadastradas. Dando continuidade clique no botão "Visitor visa, study and/or work permit".

Na próxima tela será solicitado o "personal checklist code", que é justamente o código exibido no  document checklist que determina que você pode fazer o processo todo online. Coloque o código e clique em "continue". Você será levado para uma tela onde serão listadas as informações prestadas por você e neste momento você tem a opção de corrigir/atualizar alguma informação. Caso esteja tudo correto clique em "continue". Na próxima tela clique, ao final da página, mais uma vez em "continue. Neste ponto você estará numa tela onde é possível anexar os documentos que são necessários para solicitar seu visto. Caso sua sessão encerre ou você queira voltar em outro momento para continuar basta seguir novamente a sequência a partir de "Passos para login e acesso à aplicação".

 

Fornecendo os documentos e preenchendo os formulários

 Depois de ter acesso à aplicação o primeiro passo é preencher os formulários. Normalmente são dois: o IMM5257E e o IMM5707E. Esses formlários devem ser baixados e preenchidos utilizando o Adobe Acrobat Reader. Diferente de outros arquivos PDF esses permitem o preenchimento e tem inclusive funcionalidades de validação dos dados. Para tanto você deve baixar o Adobe Reader completo, pois o plugin de leitor de PDF presente em alguns navegadores, como Chrome, tem funcionalidade limitada e não conseguem abrir o documento e permitir o preenchimento adequadamente.

Além de baixar o Adobe Reader completo você deve ter certeza que o arquivo PDF dos formulários sejam abertos com o Adobe Reader e não com outro leitor de PDF, caso contrário você terá baixado o leitor da Adobe mas continuará abrindo o documento com outro leitor de PDF existente na sua máquina (que não vai funcionar). Para fazer isso você deve clicar com o botão direito do mouse no formulário que você baixou e escolher "abrir com", depois "Escolher programa" e depois selecionar "Adobe Acrobat Reader", desde que você já tenha instalado o Adobe Acrobat Reader. Mais detalhes sobre essa questão você pode consultar no help center do governo do Canadá.

 

Ao final do preenchimento de cada formulário (que lembrando deve ser feito dentro do próprio pdf, já que esse pdf é editável) você deve clicar no botão azul "validade" que fica na parte superior. Após isso clique no botão salvar (que fica na barra de ferramentas na parte superior). Caso seja solicitado confirmação escolha sim na hora de salvar.

Depois de preenchido e salvo os formulários o próximo passo é enviar os PDFs (que você baixou, preencheu e salvou)  de volta para o site. Na tela de anexação de documentos há uma tabela e em cada item que você tem que enviar há um botão para anexar um arquivo, escrito "upload file". Nos campos onde devem ser enviados cada arquivo de cada formulário só é aceito o pdf (e tem de ser o PDF deles, que você só fez baixar preencher e salvar). Nos outros campos é permitido anexar, em cada campo, um arquivo do tipo docx, pdf,  tiff ou jpg. No meu caso foram solicitados os seguintes documentos:

Anexar documentos Anexar documentos (clique para ampliar)
  • IMM5257 - o formulário principal no formato PDF que você baixa, preencher, salva e reenvia.
  • Passaporte (eu enviei a página onde há os dados e a foto e mais as páginas onde havia vistos de outras viagens)
  • Foto digital (uma foto sua, no formato 5x7)
  • Histórico de viagens (não existe um padrão, basta você listar as viagens que já tenha feito para o exterior. Se não tiver feito nenhuma viagem para o exterior explique isso sucintamente no documento e envie - sempre em inglês)
  • IMM5707E - o formulário com dados de sua família no formato pdf, que você baixa, salva e reenvia
  • Travel Itinerary (roteiro que pretende fazer na sua viagem - em inglês)
  • Proof of income (comprovante de rendimentos, como contra-cheque, imposto de renda, pró-labore, extratos bancários dos últimos 3 meses e etc)
  • Purpose of travel (explique sucintamente o que vai fazer no Canadá. Eu simplesmente disse que iria visitar, conhecer o país e inclusive citei que tenho um site de experiências de viagens)
  • Proof of Means of Financial Support (Prova de que você tem recursos para pagar suas despesas. Não confundir com o comprovante de rendimento. Você pode ter um salário mas estar todo endividado e não ter como pagar a viagem. Neste campo você deve enviar algum comprovante de que você tem algum dinheiro reservado para a viagem. Pode ser o saldo bancário de uma poupança, de uma aplicação ou algo similar)
  • Employment Reference Letter (carta do empregador confirmando que você tem um trabalho. É bom que na carta seja dito que você ganha o salário X e que ao voltar da viagem retomará suas funções - em inglês e assinada pelo responsável da empresa)
  • Optional documents (aqui você pode enviar documentos adicionais que julgue necessário. Um exemplo é uma carta explicando algum detalhe necessário a respeito dos outros documentos)

É importante lembrar que em cada um desses campos de upload só é possível enviar um documento. Assim, se por exemplo, no campo de comprovante de renda você quiser anexar mais de um documento você terá de juntar esses documentos em um único documento com diversas páginas e enviar. No caso do meu passaporte eu gerei, em PDF, um documento com várias páginas, mostrando os 19 países que já visitei.  Você pode usar o serviço gratuito desse site para juntar diversos PDFs em um.

Depois que você anexar todos os documentos um botão para proceder o pagamento aparecerá no campo do pagamento da taxa. Depois que você fizer o pagamento aparecerá a opção de submeter a sua aplicação do visto. Algum tempo após submeter (normalmente até o dia seguinte) você receberá um e-mail automático confirmando que sua solicitação de visto foi enviada e que você receberá uma notificação assim que houver atualizações no seu processo. Se eventualmente você tiver enviado algum documento errado eles podem te responder informando isso. Caso contrário, em cerca de 5 dias depois da confirmação de recebimento chega uma resposta no seu e-mail.

Checar mensagens de notificação Mensagens de notificação (clique para ampliar)

Lendo as notificações

Fique atento que tanto na confirmação de recebimento quanto nas outras notificações não chega a informação textual no seu e-mail. Chega uma notificação de que sua aplicação foi atualizada. Daí você tem de entrar no sistema,  seguindo os "Passos para login e acesso à aplicação" que expliquei acima para então ver a resposta.

Essa resposta também não fica de forma textual na tela da aplicação e sim num anexo. Há, no final da tela, numa tabela com título "Application Messages" (tela ao lado),  com as notificações disponíveis para você.  Daí você clica na setinha do canto esquerdo que a linha da tabela é expandida e você vai ver " To view this message click here". Clicando será baixado o PDF com o anexo e você pode, enfim, ler a mensagem!

 

Solicitação de passaporte Solicitação de passaporte (clique para ampliar)

Aprovação do visto

Se seu visto tiver sido aprovado, no PDF descrito acima dirá que "A decision has been made on your application. We require your passport to finalize processing your application".

Você deve então enviar seu passaporte. Eles pedem também que seja enviada impressa a notificação em PDF que você baixou (na qual é solicitado o envio do passaporte).


Envio agora só pela VFs

Contribuição de Cris Góes

Não é possível mais enviar o passaporte diretamente para o consulado. Apenas a VFS Global está autorizada a realizar esse serviço. Os valores totais do serviço variam de acordo com a região.
O valor deve ser pago em qualquer agência Santander. A transação não pode ser feita por transferência ou depósito no caixa eletrônico, mas diretamente na "boca do caixa", com um funcionário do banco.
O envio do passaporte pode ser feito pessoalmente ou via courrier, sendo de responsabilidade do remetente os custos. Deve ser despachado junto ao passaporte a carta de solicitação do passaporte, enviada pelo consulado, e o comprovante de pagamento da taxa da VFS. Se o documento for entregue pessoalmente no VAC a taxa pode ser paga lá mesmo.
Essas e outras informações podem ser vistas aqui: http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/introduction.html.

VEJA O RESUMO DAS TAXAS:

  • Taxa consular para o visto: 100 dólares (obrigatória - paga online)
  • Taxa de transmissão segura $CAD 26,32 (obrigatória para vistos solicitados pela internet - paga via depósito)
  • Serviço de courier  de $CAD 11.48 a $CAD 61,72, dependendo de sua região  (opcional - se for pessoalmente não precisa - paga via depósito)

 

Todas as informações detalhadas sobre os custos podem ser verificadas aqui http://www.vfsglobal.ca/Canada/Brazil/Service_and_Service_Charge.html. Os valores estão em dólares canadenses.

A taxa de processamento da VFS, no valor de  $CAD 32,90, só é para vistos que não forem solicitados pela internet, no caso de vistos presenciais. Carlos Salatti contribuiu com essa informação.

Como enviar o passaporte

Você pode usar os serviços de courrier/correios para enviar e receber o passaporte de volta, pode levar e pegar pessoalmente ou pode até mesmo usar o serviço só para levar ou só para pegar, fazendo a outra parte pessoalmente. A combinação e a conveniência fica a seu critério. Links para consultas de endereços e preços:

Contribuição de Rafael Palareti:
Vale ressaltar que junto com a carta da CIC, o passaporte e comprovante de pagamento das taxas, deve-se enviar também a carta da VFS assinada. Esta pode ser encontrada no link: http://www.vfsglobal.ca/canada/Brazil/english/pdf/consent_form.pdf


 Visto recebido em casa

Visto concedido Visto concedido

Após enviar o passaporte aguardei cerca de 30 dias para o receber de volta. Vale lembrar que se mais de uma pessoa estiver solicitando o visto  (os processos devem ser separados, mas podem ser ao mesmo tempo) essas pessoas podem enviar os passaportes juntos, na mesma correspondência. Fizemos assim eu e minha companheira e não tivemos nenhum problema e ainda economizamos no sedex.

Informações importantes: segundo consta no site agora todos os vistos de turismo concedidos serão de múltipla entrada e todos terão validade de 5 anos ou validade até a data de validade do passaporte, o que acontecer primeiro.


É importante lembrar que podem haver modificações no processo. Estarei atento para atualizar esse post, mas se você quiser comentar ou tirar alguma dúvida e eu puder ajudar estarei disponível, é só fazer um comentário logo abaixo que responderei. Boa sorte no visto!

Encontrou erros nesse post? Comunique!

Viagens

  • Serra Gaúcha
    5 dias de viagem e 2 viajante(s)
    •  Brasil
    Salvador - Bahia, Brasil - Porto Alegre - Gramado - Canela - Caxi...
  • Aventura Nordeste
    4 dias de viagem e 4 viajante(s)
    •  República Federativa do Brasil
    Salvador - Maragogi - Arcoverde - Buíque - Catimbau - Piranhas -...
Ver todas
RBBV Código Criativo