Primeiro dia de viagem e atrativos da Chapada dos Veadeiros

Nesse relato vou destacar a questão dos atrativos que a Chapada dos Veadeiros tem a oferecer para os visitantes.

Resumindo nosso roteiro, saímos de Salvador em direção a Brasília, de lá fomos de Carro até Alto Paraíso (230km de distância) e dormimos a primeira noite no Camping Portal da Chapada, valor de (R$ 25) chegamos de madrugada e precisávamos descansar para no dia seguinte, de fato começar a conhecer as belezas do centro do nosso país.

Camping em Alto Paraíso Camping em Alto Paraíso

O primeiro dia de viagem serviu apenas para o deslocamento até a Chapada dos Veadeiros. No segundo dia (29-05-12) estava planejado em nosso roteiro visitar os atrativos em São Jorge. Nosso tempo de descanso foi muito curto, fomos dormir por volta de 3:00 para acordar pela manhã. Ao acordarmos, o dia não estava nada legal, nada de sol e o céu coberto de nuvens. Essa época do ano é considerado o melhor período para visitação na Chapada, pois não é o período das chuvas. Saímos de Salvador que estava a algumas semanas com o tempo nublado e chuvoso, e parece que levamos a chuva para Goiás.

Pela manhã tomamos banho, café e não demorou muito para chover, todos nós estávamos estreando nossas barracas, todo mundo com barraca nova, e chuva serviu para testá-las no quesito chuva. A chuva apertou, e chegou até a trovejar, enquanto isso ficamos dentro das barracas protegidos e torcendo para que a chuva passasse para poder começar o passeio. Um de nossos vizinhos de camping teve sérios problemas com a barraca, a chuva e o vento desarmaram a mesma, e só se ouvia a gritaria "- Segura isso, olha a cobertura, vai voar…", enfim, com isso ficamos satisfeitos com a qualidade de nossas barracas, e Marcelino fazendo questão o tempo todo de ressaltar que a barraca estava sequinha por dentro que a barraca profissional aguenta o tranco. Rsrsrs.

Pela quantidade de nuvens no céu já tinha dado o dia como perdido, não tinha mais como abrir o tempo. No início da tarde a chuva tinha maneirado, mas o tempo ainda estava nublado.

cozinhando no camping cozinhando no camping(vídeo)

Decidimos almoçar, fazer um macarrão integral com molho e salada. Enquanto ficava pronto ajudamos uma vizinha nossa de camping que estava com seu filho, e ambos não acertavam armar sua barraca. Depois disso comemos, desarmamos as barracas enquanto o "Irmão carente" conversava conosco, e nós sem darmos atenção, (O irmão foi uma piada interna que serviu para gente rir durante a viagem) daí fomos em direção São Jorge. No caminho fizemos uma parada rápida para tomar um licor. Fiquei com vontade de experimentar o de Açaí, mas como estava dirigindo, fui o motorista da rodada responsável e o licor ficou para próxima.

Um pouco depois da barraquinha de Licor, a estrada deixa de ser asfaltada e passamos a dirigir no barro e de forma mais lenta. No caminho para São Jorge, vimos a placa do Vale da Lua, que estava no nosso roteiro, é um dos pontos mais visitados na Chapada, fica a 11km de São Jorge. Resolvemos ir conhecer logo nosso primeiro atrativo da viagem. O caminho para o Vale da Lua é uma descida de aproximadamente 2km em uma estrada ruim, porém dá pra andar. Chegando lá estacionamos o carro e pagamos R$ 10 por pessoa para conhecer, a trilha é de 1.2 Km ida e volta.

Tiramos algumas fotos na trilha e chegamos nas pedras, realmente a cor das pedras e a textura se assemelham com a superfície lunar.

Crateras do Vale da Lua Crateras do Vale da Lua

O lugar é muito bonito, se o dia estivesse ensolarado seria bem melhor, mas curtimos bastante, andamos nas pedras, descemos algumas observando a passagem do rio São Miguel que corta pelo meio das pedras que tem algumas pequenas crateras e um formato exótico.

Ao chegar em São Jorge, fomos em direção ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros obter algumas informações, depois disso fomos procurar um camping. Há muita variedade lá, não tivemos dificuldade de encontrar, mas não queiramos um muito caro. Entramos e um, mas não gostamos do terreno para armar as barracas e no final das contas ficamos no do lado que estava mais vazio que o anterior, pagamos R$10 por dia, tinha uma área razoável para armarmos nossas barracas, chuveiro quente fogão a lenha que usamos no dia seguinte.