Relato de viagem

Contratação de guia e agência para o subir o Monte Roraima: opções e custos

Para subir o Monte Roraima é necessário um guia, seja pelo fato de trechos da trilha (especialmente no topo) serem difíceis, seja por que é uma regra do Parque Canaíma. Além do guia o serviço contratado normalmente inclui alimentação, alguns equipamentos, transporte até o local do início da trilha e as autorizações necessárias para entrar no parque.

Opções de guia

Há três formas de contratar o serviço de um guia: contratar uma empresa brasileira, ainda em Boa Vista; contratar uma empresa venzuelana em Santan Elena de Uairén ou contratar um guia venezuelano diretamente. Para saber todos os detalhes do trajeto da viagem até a o ponto da trilha veja como chegar ao Monte Roraima. Há grandes diferenças de preços nessas três opções. Abaixo explicamos os detalhes, vantagens e desvantagens de cada opção do serviço de guia.

O que está incluso no serviço de guia

É  importante que seja destacado que o serviço de guiada vem junto com vários outros e o preço que você paga já inclui tudo. Durante toda a expedição você não vai precisar gastar mais nada. É possível contratar somente a guiada, sem nada a mais, mas você terá de explicitar isso e não é recomendando. Por padrão, independente da como você contrate, os preços fornecidos já incluem os itens abaixo:

  1. Alimentação (para todos os dias da trilha, três refeições por dia)
  2. Carregamento da comida e equipamentos (barraca, fogareiro, querosene para cozinhar, utensílios de cozinha e etc)
  3. Autorizações para entrada no parque venezuelano (normalmente eles pedem seus dados e fazem isso antes de você chegar)
  4. Transporte de jipe de Santa Elena até Paraitepuy, de onde começa a trilha e na volta o inverso
  5. Serviço de cozinha (eles fazem todas as refeições)
  6. Taxas dos acampamentos (por exemplo a taxa cobrada no acampamento tek).
  7. O serviço de guia propriamente dito
  8. Equipamentos de segurança (rádio ou até rastreador, dependendo da agência)

Alguns itens que podem ou não estar inclusos (você deve consultar):

  1. Banheiro portátil (sim, eles levam um bem pequeno, tipo assento)
  2. Lanches durante a trilha (quando está caminhando)
  3. Translado de Boa Vista até Santa Elena

Os tipos de expedição

Duração

Há diversos tipos de passeio para o Roraima, mas a maior variação é a quantidade de dias e consequentemente o preço. Há pacote de 6 a até 10 dias. A expedição é feita em três etapas: a subida, a estadia no topo e depois a decida. Normalmente a subida demanda 3 dias e a descida dois dias. Sendo assim o que costuma variar é o tempo no topo, que vai de 1 a 4 dias. Se o pacote for de 10 dias a subida ou a descida pode ser feita num ritmo mais lento.

Há muitas coisas interessantes no topo do Monte Roraima e por isso se puder escolha uma expedição com no mínimo 8 dias para aproveitar as atrações do topo do Roraima.

Quantidade de pessoas x preço

Em alguns sites ou blogs consta que a expedição só acontece com no mínimo 4 pessoas. Não é verdade. Na nossa expedição estávamos somente em 2 pessoas. O que acontece é que proporcionalmente sai mais caro conforme o número de pessoas vá diminuindo. Como éramos 2 tivemos de pagar o preço equivalente a 3 pessoas.

Iniciando a trilha para o Monte Roraima Iniciando a trilha para o Monte Roraima

 

Se você for sozinho ou com um grupo pequeno e quiser economizar terá de se juntar a outras pessoas num grupo maior e se as pessoas não forem bacanas pode haver conflitos em relação ao ritmo ou escolhas de pontos a visitar. Por outro lado se forem legais você vai fazer bons amigos e ter uma expedição mais divertida.

O grupo pode ser até de uma pessoa. Isso já aconteceu, conforme relatou nosso guia. O preço varia de acordo com a forma de contratação. Veja abaixo as possibilidades e os preços de acordo com a opções de empresa brasileira, venezuelana ou guia independente.

Serviço de agência brasileira

Pensando na comodidade e na segurança a melhor opção é contratar uma empresa brasileira. Ela tem uma estrutura melhor, você acerta tudo no seu idioma e ainda ajuda a evitar <problemas na fronteira>.

Fachada da Roraima Adventures em Boa Vista Fachada da Roraima Adventures em Boa Vista

 

Todos esses benefícios, é claro, têm um preço. Em média o serviço de uma empresa brasileira custa o dobro de uma venezuelana, pois os custos são maiores por estar baseada no Brasil, mas normalmente já está incluído o custo de transporte de Boa Vista até a Venezuela e dependendo do pacote até transfer do/para o aeroporto e a hospedagem em Boa Vista.

Conversando com Magno da Roraima Adventures Conversando com Magno da Roraima Adventures

 

A única agência brasileira que possui autorização para fazer o serviço é a Roraima Adventures. A empresa é séria, estruturada e você é muito bem atendido. Apesar de não ter escolhido essa opção eu visitei a agência e conversei com Magno (proprietário), que me recebeu muito bem e me deu algumas dicas importantes.

Eles fazem uma planejamento de calendário anual. No site  deles você vê as datas para as saídas e se programa para se encaixar em uma das datas. Na baixa estação (meio do ano) há menos opções de datas, devido ao fluxo menor. No final do ano há muitas datas. Além do Monte Roraima a agência trabalha com vários outros passeios na região, incluindo Venezuela, Guiana e Roraima (Brasil).

Os preços praticado pelas agências brasileira para grupo a partir de 5 pessoas normalmente é (por pessoa):

  • 6 dias -  1550 reais
  • 8 dias  - 1860 reais
  • 9 dias  - 2150 reais
  • 10 dias - 2490 reais

Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito (em 4x ) ou via transferência da seguinte forma: 30% na reserva, 30% 60 dias antes da saída e 40% 30 dias antes da saída.

Roraima Adventures: Site | Facebook

empresas venezuelanas

Há várias empresas venezuelanas que trabalham com expedições para o Roraima. A maioria fica baseada em Santa Elena, a primeira cidade depois da fronteira para quem chegar do Brasil. A estrutura dessas empresas é bem mais modesta mas elas já trabalham com expedições a algum tempo. Recebem não só brasileiros, mas turistas de várias partes do mundo.

Agência Nativa Khasen  Tours Agência Nativa Khasen Tours

 

Os preços praticados pelas agências venezuelanas para grupo a partir de 3 pessoas normalmente são (por pessoa):

  • 6 dias -  750 reais
  • 7 dias  - 875 reais
  • 8 dias  - 1000 reais

Eles normalmente pedem que você deposite 50% do valor no ato da reserva numa conta bancária brasileira. Quanto maior o grupo mais dá para negociar o preço.

As principais agências são:

Backpacker Tours: site | Facebook

Mystic Tours: site | Facebook

Nativa Tours Khasen: site | Facebook

Aponwao Tours: site | Facebook

Contratação de guia independente

A contratação de um guia independente é sem dúvida a opção mais barata. Apesar da contratação independente o serviço, em condições normais, também inclui todos os itens listados em "o que está incluso" acima.

A contratação direta do guia equivale à contratação da agência, com a diferença de que ele fica responsável por tudo. Como ele tem menos custo o valor final para o viajante fica menor. No final seja a agência brasileira ou venezuelana eles contratam esses mesmos guias que também trabalham de forma independente. Os guias são os mesmos.

Ele cuida da mesma forma de tudo: das autorizações para o parque, de comprar, levar e preparar a comida, dos equipamentos e tudo mais. Como humanamente é impossível ele carregar tudo ele obviamente contrata carregadores. No nosso caso esses carregadores levaram somente a comida e não nos acompanharam durante toda a expedição, só em alguns trechos.

Os preços praticados pelos guias independentes para grupo a partir de 3 pessoas normalmente são (por pessoa):

  • 6 dias -  450 reais
  • 7 dias  - 500 reais
  • 8 dias  - 550 reais

Se forem duas pessoas pagará R$ 750,00 cada um para o pacote de 8 dias.

Recomendo dois guias: 

Gregory Lanz: Facebook

Leopoldo Gonzales: Facebook

Qual foi a nossa escolha

Optamos por contratar o guia diretamente, sem passar por agência, e explico por que. A agência brasileira é muito cara. O custo da viagem seria elevado demais. Já no caso das agências venezuelanas elas queriam pagamento antecipado de 50%. Não conhecíamos as empresas e fazer um depósito para uma empresa que está sediada no exterior e das quais não tínhamos nenhuma referência não nos pareceu uma boa opção.

Punto Triple com Gregory e Santiaga Punto Triple com Gregory e Santiaga

 

Por outro lado conseguimos conversar com o guia Gregory Lans e ele não pediu nenhum valor adiantado. Ele se mostrou muito atencioso e pediu cópia do passaporte para já ir tirando a licença para entrarmos no parque. Falamos com ele várias vezes pelo Facebook e isso nos deixou seguros, além de no final ser bem mais econômico.

É altamente recomendável que você tenha algo pré-acertado em relação ao guia e à agência antes de ir, pois é necessário tirar as licenças e além disso é muito melhor se você chegar e já tiver tudo acertado e não ter que ficar procurando. É possível sim ir sem nada acertado, mas você corre o risco de não haver disponibilidade de uma expedição de imediato. Nesse caso você vai ter de esperar para conseguir.

Gregory foi muito profissional. Tudo funcionou muito bem. A comida era gostosa, ele era uma pessoa atenciosa, bem humorada e conhece bem o Roraima. Antes mesmo de pegarmos o voo para Boa Vista ele perguntou o que gostávamos de comer para comprar a comida do nosso gosto.

Acampamento na gruta Hotel Índio no Monte Roraima Acampamento na gruta Hotel Índio no Monte Roraima(vídeo)

Ele não economizou na comida! As refeições eram saborosas e ele estava sempre preocupado em fazer um lanche ou um chocolate quente quando estava frio. Além de tudo isso explicava muito bem sobre a região, a história e os detalhes do monte. Eu me cansei de oferecer para ajudar a cozinhar mas ele sempre dizia que não!

Gregory é venezuelano mas é filho de mão guianesa e por isso fala inglês, além de espanhol e alguns idiomas indígenas. Se você contratá-lo fique tranquilo, estará em boas mãos.

Encontrou erros nesse post? Comunique!

Roteiro e Localização

Último local: Monte Roraima + detalhes
RBBV Código Criativo