Relato de viagem

Preparando a mochila para o Monte Roraima: o que levar

É importante fazer a seleção certa do que levar para o Monte Roraima, afinal é uma viagem de trilha, mochila nas costas e aventura e por isso não deve ser levado peso demais e nem pode faltar itens essenciais e roupa adequada.

Normalmente quem vai para o Roraima é um viajante já acostumado com trilhas e aventuras, mas mesmo assim há peculiaridades do local que demandam certa atenção, e o clima é um deles.

Clima da região

A expedição para o Monte Roraima é feita em várias etapas, passando por boa Vista, Santa Elena e depois a trilha para o Monte e os climas são diferentes dependendo da etapa. Veja aqui todos os detalhes para chegar ao Monte Roraima.

Boa Vista

A capital do estado de Roraima é famosa por ser quente e úmida. Por lá se diz que na cidade faz 35 graus na sombra. Devemos lembrar que a cidade está quase na Linha do Equador (pouco depois). Boa Vista é a única capital brasileira inteiramente no hemisfério norte.

A temperatura média fica em cerca de 27 graus, mas costuma chegar a 40/42, especialmente no final do ano. Por estar no equador não há muita diferença na temperatura em todo o ano, mas no volume de chuva sim. Chove quase 10 vezes mais entre maio e agosto.

Calor de Boa Vista Calor de Boa Vista

 

A recomendação para Boa Vista é roupa leve e protetor solar. Há muitos rios e igarapés por lá, então leve também roupa de banho. Veja os detalhes e atrações de Boa Vista.

Santa Elena (Venezuela)

Santa Elena do Uairén fica a a 230 km de Boa Vista e por isso o clima é parecido. É quente e as roupas devem também ser leves. É difícil comprar muitas coisas na Venezuela devido à crise de abastecimento que o país vive. Itens como protetor, sabonete, papel higiênico e semelhantes devem ser levados do Brasil. Veja os detalhes sobre Santa Elena e como chegar até o Roraima.

Calle Urdaneta em Santa Elena Calle Urdaneta em Santa Elena

 

Trilha para o Monte Roraima

A trilha para o Monte Roraima ocorre a maior parte no parque venezuelano Canaíma, sendo grande parte do trajeto realizado entre 1000 e 1800 metros de altitude, num planalto. A chuva fina vem e vai embora várias vezes no dia, mas quase sempre é bem quente (27-30 graus) e você caminha de camiseta.

A partir do acampamento base,  onde começa a subida extremamente íngreme, a temperatura diminui um pouco, ficando em cerca de 15-20 graus. Já no topo chove muito e é bem frio, chegando a 5 graus facilmente (as vezes até 0 graus), e por isso você precisará de roupas de frio e também para chuva.

Tipo de mochila

A trilha do Monte Roraima é de no mínimo 6 dias. Considerando todo o roteiro da viagem será uma viagem de cerca de 10 dias, podendo chegar a 15. Como o topo do Roraima é bem frio e nos outros locais é quente você precisará levar roupas variadas, além de outros itens pessoais como saco de dormir e alguns lanches.

De mochila na trilha para o Roraima De mochila na trilha para o Roraima

Por isso tudo você precisa de uma boa mochila, que seja muito confortável e tenha um espaço bom. Eu recomendo uma mochila de 50 a 70 litros, que tenha capa de chuva, tenha alças, barrigueira e tala para mantê-la ereta e seja bem confortável e resistente .

O que você precisa na trilha

Como foi explicado no relato sobre contratação de guias e agências o serviço de guiada costuma incluir já a alimentação e barraca. Eles além de preparar a alimentação também cuidam do carregamento da comida a ser cozinhada. Assim, com alimento você só precisa se preocupar em relação a lanches que você queira fazer durante a caminhada, como barras de cereal, granola, biscoitos e semelhantes.

Acampamento em caverna no Roraima Acampamento em caverna no Roraima

Como no trajeto chove muito e no topo chove o tempo todo não conte com a secagem de roupas. Eu lavei roupa e fiquei 4 dias tentando secar até desistir e vestir molhada mesmo. O mesmo aconteceu com as meias.

Os itens que você vai precisar na trilha são:

  1. Roupas leves
  2. Roupas de frio (para até zero graus)
  3. Roupas de chuva (casaco e calça impermeáveis)
  4. Saco de dormir
  5. Colchonete com isolante térmico
  6. Lanterna (preferencialmente de cabeça)
  7. Câmera fotográfica/filmadora (é óbvio)
  8. Tênis/sapato confortável (se possível a prova d'água)
  9. Meias (uma para cada dia, ou ficará com meias molhadas em algum momento)
  10. Sandália (nos acampamentos é útil quando o sapato está molhado)
  11. Chapéu/boné para proteger do sol
  12. Protetor solar (para a parte quente)
  13. Roupas íntimas (para cada dia)
  14. Lanches
  15. Cantil
  16. Baterias extras (pode ser um banco de bateria ou um carregador solar também)
  17. Canivete/faca pequena
  18. Corda fina para varal (para estender as roupas de chuva ou molhadas)

Lembre-se que você vai ficar vários dias sem energia elétrica e por isso você deve planejar bem para não ficar sem bateria na câmera. Você pode levar baterias extras, um banco de bateria USB (que serve para carregar baterias) ou um carregador manual (que carrega com movimento manual) ou um carregador solar. eu levei meu carregador solar.

Com todas as coisas que levei a minha mochila ficou com o peso de 12 quilos, incluindo uns 3 quilos de alimentos que levei. Cada quilo parecia estar dobrado na subida da La Rampa, a parte mais íngreme da trilha. Lembre-se disso e seja bem seletivo para levar o menor peso possível.

Encontrou erros nesse post? Comunique!

Roteiro e Localização

Último local: Monte Roraima + detalhes
RBBV Código Criativo