Relatos de viagem

Bariloche a Salvador, uma longa jornada

Salvador

Nossas únicas obrigações do dia era terminar de arrumar as coisas, fazer o check-in do hotel e pegar o vôo. Devido ao horário de embarque no aeroporto não daria tempo de fazer mais nada. Alguns haviam arrumando a maior parte das coisas no dia anterior, mas de uma forma geral todos dedicaram as primeiras horas do dia a terminar de aprontar tudo. Não se podia demorar muito por que o horário de entregar as chaves do quarto era às 10:30, e se passássemos disso teríamos de pagar outra diária. Eu decidi já descer de uma vez, para tomar café e já levar minhas coisas. Alguns fizeram diferente. Já [...]

Continue lendo ->

Descobrindo Bariloche: uma cidade badalada e gelada

Bariloche

Apesar de termos ido dormir muito tarde no dia anterior, não teríamos muitas horas de sono, pois a programação era levantar cerca de 08:30 e logo ir ao primeiro hotel onde havia possibilidade de vaga por desistência, segundo o recepcionista. Queríamos garantir outra hospedagem antes do horário de check-out do hostel que estávamos para não ficar sem nenhum dos dois em caso de problemas. A ideia era garantir a reserva do outro, voltar no hostel para tomar o café, fazer o check-out e seguir para nossa nova hospedagem. Infelizmente por algum motivo o alarme não tocou, e eu que estava preocupado [...]

Estação de ski Cerro Catedral em Bariloche

Cerro Catedral, Bariloche, Río Negro

Seguimos todos para o ponto onde passava o ônibus com destino ao Cerro Catedral. Ficava a vinte e seis quilômetros do centro de Bariloche e o ônibus passava de meia em meia hora. Quando chegamos à parada já havia algumas pessoas, mas elas não pareciam estar organizadas exatamente numa fila. Aguardamos então um pouco à frente de onde estas pessoas estavam, e poucos minutos depois, quando olhamos para trás havia aparecido dezenas de pessoas. Elas pareciam estar em grupo e surgiram do nada, e para nossa tristeza a partir desse momento já pareciam ter formado uma fila. [...]

Piedras Blancas e Ski bunda em Bariloche

Bariloche

Conforme acertado no dia anterior na agência, a van do passeio nos pegaria às 10:30 da manhã. A idéia então era levantar cerca de 09:30 para tomar o café e separar o que íamos levar. O desayuno do hotel era servido num amplo salão, com cadeiras rústicas e bonitas, mas a variedade do café da manhã não era de encher os olhos. Tínhamos à nossa disposição um tipo de pão doce, torradas, suco, café com leite, presunto, queijo, iogurte, geléia e chocolate. Entretanto o que dificultava o nosso acesso a esses desejados itens era o sistema criado pelo hotel onde havia um funcionário [...]

Continue lendo ->

Passeio de bicicleta em El Calafate, caminhada pelo lago congelado e ida para Bariloche

Bariloche

Após o café liberamos os quartos, guardamos as mochilas num local indicado pelo hostel e conversamos para ver os interessados na pedalada. Somente Marcelino, Wesley e Eu desejávamos o passeio. Cris disse que nos acompanharia até a loja de aluguel, e depois ficaria passeando pela cidade. Completou que não gostava de bicicleta. Sinceramente é a primeira pessoa que conheço que “não gosta de bicicleta” (risos). Alugando bikes A hora do aluguel custava AR$ 16,00 pesos, e o fracionamento era cobrado de meia em meia hora. O processo do aluguel foi bem simples. Bastava deixar um documento [...]

Continue lendo ->

El Calafate: terceiro dia com passeio pela cidade

El Calafate

Este terceiro dia em El Calafate tinha sido escolhido para descanso. Desde o início da viagem estávamos correndo sem parar para aproveitar todos os momentos e lugares possíveis. O total de quase quatro dias aqui não tinha sido planejado. Devido à falta de informações adequadas nas pesquisas, imaginei que levaríamos mais de três dias entre Ushuaia e El Calafate de ônibus. Na verdade no planejamento gastaríamos seis dias entre deslocamento e dias parados nas cidades chilenas de Punta Arenas e Puerto Natales. Se assim tivesse sido, teríamos somente dois dias nessa [...]

Continue lendo ->

Passeios pelo Parque Nacional los Glaciares em El Calafate e o majestoso Perito Moreno

El Calafate

Quando compramos o passeio para o Perito Moreno (para o dia seguinte), fomos informados que o veículo nos pegaria no hotel às 09:00 da manhã. O café da manhã, ao contrário da estrutura do hotel, nos decepcionou. Mesmo assim não podíamos e nem tínhamos motivo para reclamar, devido ao excelente preço que estávamos pagando. Basicamente o desayuno era composto de torradas, geleia, manteiga e café com leite. O local do café da manhã era amplo, envidraçado e tinha uma temperatura confortável. Todo o hotel era de madeira muito bem tratada. Este ambiente era bastante envidraçado, permitindo [...]

Visita ao impressionante parque das Torres del Paine em Puerto Natales no Chile

Torres del Paine, Chile

Às nove horas, embarcamos numa van Hyundai bem nova com destino a Torres Del Paine. Percorreríamos 270 quilômetros para ir e retornar do parque por um custo de 20.000,00 pesos chilenos (equivalente a R$ 80,00 reais). Haveria também o custo de 8.000 pesos para a entrada no parque. Todos esses valores por pessoa. Indo para a Torres del Paine Diferentemente do que aconteceu em Punta Arenas, o guia não foi nada bom. Era calado, não entendia o que falávamos, apesar de entendermos o que ele falava. Como havíamos contratado um mini city-tour na cidade, antes de ir em direção ao parque ele [...]