Relato de viagem

El Calafate: terceiro dia com passeio pela cidade

Este terceiro dia em El Calafate tinha sido escolhido para descanso. Desde o início da viagem estávamos correndo sem parar para aproveitar todos os momentos e lugares possíveis. O total de quase quatro dias aqui não tinha sido planejado. Devido à falta de informações adequadas nas pesquisas, imaginei que levaríamos mais de três dias entre Ushuaia e El Calafate de ônibus. Na verdade no planejamento gastaríamos seis dias entre deslocamento e dias parados nas cidades chilenas de Punta Arenas e Puerto Natales. Se assim tivesse sido, teríamos somente dois dias nessa cidade, o que seria mais do que suficiente, já que basicamente o que tem pra visitar aqui no inverno é o Perito Moreno.

O fato de ainda haver dois dias aqui devido a nosso vôo com destino a Bariloche estar marcado para dia 16 no final da tarde nos deixava com a impressão de que deveríamos ter ficado mais dias em Ushuaia. Infelizmente não foi possível prever com exatidão este percurso de ônibus, e a idéia era justamente ter uma folga para não perder o vôo. Infelizmente nem tudo sai como planejamos.

Pedalada en El Calafate Pedalada en El Calafate

No dia anterior havíamos descoberto que no hostel havia uma cozinha toda equipada para uso dos hóspedes. Subimos para conferir e para nossa surpresa era bem ampla, tinha tudo, incluindo calefação e a internet sem fio funcionava lá. Elegemo-la como nosso local preferido do hostel rapidamente, principalmente pelo fato de que ele era praticamente exclusiva para nós, pois não havia mais ninguém no hotel! Lá havia grandes mesas de madeira, almofadas, banheiro com chuveiro, microondas, geladeira, talheres, copos, pratos, fogão e ainda som ambiente.

Dormimos até um pouco mais tarde, e cerca de 11:00 da manhã todos estavam reunidos lá. No dia anterior havíamos comprado comida pronta em porções no supermercado, e bastava esquentar e a refeição estava pronta. Basicamente todos estavam comendo, acessando a internet e conversando, tudo junto. Muitas piadas e lembranças de momentos engraçados da viagem e muita brincadeiras. Eu aproveitei para dar uma boa avançada nos relatos que estavam atrasados e Wesley e Cris colocaram bastantes fotos no site. O fato de Wesley e Marcelino estarem juntos no mesmo quarto sempre inspirava piadinhas e brincadeiras, fazendo todos rirem. Além disso, várias deixas de Marcelino sempre eram bons estimuladores do riso.

Cansado de ficar o dia todo no hotel, sugeri que fôssemos dar uma voltinha pela cidade, no final da tarde. Nem todos concordaram, e saímos Marcelino, Cris e eu.  O passeio foi rápido, somente para não dizer que ficamos o todo o dia no hostel, que era muito agradável. A motivação também era comprar algo. Marcelino procurava por um livro do horóscopo chinês para sua irmã Fátima, Cris procurava ainda por suas canecas e eu não procurava algo em específico. Ao entrar numa livraria acompanhando Marcelino, comprei o livro escrito por um dos sobreviventes do acidente de avião que ocorreu a trinta anos nos Andes e que foi base para o dramático filme “Vivos”, com o título “La sociedade de La Nieve”. Era um livro cuja história me interessava muito, e que me ajudaria a praticar a leitura do espanhol.

Passeando em El Calafate Passeando em El Calafate

No final da noite fomos eu, Cris e Wesley para a sala de estar. Enquanto Wesley numa rotina incansável e quase diária conversava com sua namorada pelo skype, Cris e eu estávamos aconchegados no sofazinho assistindo por uma incrível coincidência o filme “Diário de Motocicleta”, que narra a viagem pela América do sul de Chê Guevara quando jovem, antes de entrar para a luta armada.

No meio do filme que eu já tinha assistido decidimos Cris e eu ir para o quarto arrumar as coisas, pois o partiríamos no dia seguinte no final da tarde, mas nosso check-out do hostel era as 10:30 da manhã. Além disso, no dia seguinte estava planejado um passeio com bicicletas que alugaríamos. Wesley ainda ficou até mais tarde na internet e com sempre com insônia neste horário.

Encontrou erros nesse post? Comunique!

Roteiro e Localização

Último local: Salvador - Bahia + detalhes
RBBV Código Criativo