Relato de viagem

Descobrindo as atrações de Miami Beach: Ocean Drive, passeios, esportes e a noite badalada

Apesar do nome, Miami Beach não é uma praia de Miami e sim outra cidade, que fica no litoral de Miami. Miami Beach é uma cidade quase 4 vezes menor que sua irmã, que é a capital da Flórida. Mesmo sendo confundida com uma praia tem prefeito, impostos e estrutura governamental própria e é formada por um conjunto de ilhas e assim como Miami tem grande parte do seu território formado por lagos.

Claro que mesmo sendo independente a cidade é intimamente ligada a Miami, tanto do ponto de vista econômico quanto físico, já que pontes permitem ir de uma à outra e fizemos isso para aproveitar, conhecer e descobrir as atrações dessa cidade-ilha.

A bebida mais cara da minha vida

 A orla de Miami Beach é muito bem estruturada e bonita, com  inúmeros e belíssimos bares na avenida que recebe o nome de Ocean Drive. Depois de alguns problemas que tivemos nos dias anteriores queríamos relaxar um pouco e aproveitar e fascinados pelas cores dos drinks e todo o glamour que os envolvia decidimos sentar e pedir um “Ocean Blue”.

Depois de experimentar a bebida fumacenta a "sobremesa" que veio não foi muito boa. Tomamos um susto quando recebemos a conta.

Drink Ocean Blue Drink Ocean Blue

A principio perguntamos o valor e nos foi dito que seria 27 dólares - bem caro para uma bebida, mas como era quase um litro daria perfeitamente para Júlia e eu e além disso estávamos em Miami Beach e as coisas por lá não são baratas, especialmente na Ocean Drive.

A noite estava linda, tudo parecia estar indo bem e nós nos sentíamos glamourosos enquanto apreciávamos a vista. Depois de algum tempo pedimos a conta mas, para nossa surpresa o valor era outro: 37 dólares e não 27.

Tomando o oceano azul Tomando o oceano azul

Confesso que meu inglês não é dos melhores mas duas pessoas (Júlia e eu) não se enganam tão facilmente.  Evitamos o bate boca e logo em seguida nos preparamos para pagar os 37 dólares do "oceano azul" que tomamos empurrando goela abaixo, já que não estava bom, e então descobrimos que havia outras coisas para adicionar na conta,  referente a gorjeta e taxas.

Esperávamos apenas os 7% já cobrados em todos os lugares e isso nos pegou de surpresa. Relutei e disse que a prática não era correta, mostrei indignação e consegui um desconto. No final das contas foi o litro de bebida mais caro que ingeri em toda a minha vida! Convertendo para nossa moeda, depois de todos os acréscimos ficou mais de 120 reais.

Taxas e impostos

A cobrança de  impostos sobre produtos praticada nos Estados Unidos é bem diferente da do Brasil, tendo cada cidade uma alíquota específica que pode variar desde 0% (como Alaska, New Hampshire e Oregon) a 9,5% , como ocorre em Chicago.  Em Miami e Miami Beach a taxa é de 7%. Além dos impostos cobrados há uma prática muito comum de cobrar gorjeta. Muitos estabelecimentos já colocam direto o valor na conta, e normalmente é pago entre 10 e 25%. Salgado, não é mesmo?

Por isso, na hora de avaliar o preço de qualquer coisa lembre-se de acrescentar o imposto e eventuais taxas. Se for serviço muito provavelmente ainda terá a gorjeta. Faça os cálculos, pois eles nunca avisam e se você for comprar com o cartão ainda tem de colocar na conta os 6,38% do IOF do Brasil. No final ainda tem que torcer para que o dólar não suba depois de comprar com o cartão, pois caso contrário pode ter um "ressaca" pós viagem, quando abrir a fatura.

Praia Fechada em Miami Praia Fechada em Miami

Praias e passeios em miami beach

As praias são muito limpas e com uma estrutura invejável. Há muita segurança e até limite de horário como você pode ver na imagem "Beach Closed". No quesito diversão e esportes há várias opções, como aluguel de jet-ski, parasailing, jet boat e stand up paddle.

Apesar do cenário e beleza da região não nos empolgamos muito por que os preços não são convidativos. Se você pensa em alugar Jet-ski acho que é melhor alugar num dos inúmeros canais que cortam a cidade.

Parasailing em Miami Parasailing em Miami

Nos canais você poderá passear pelas marinas, navegar por águas calmas e passar perto de belas mansões, enquanto que no mar aberto não há tantas atrações. Além disso, se for alugar leve em conta que eles exigem que fiquem no mínimo dois jets na água, seja dois locados por você ou por você e outra pessoa desconhecida. Parece que adotam esse padrão por segurança.

O preço, tanto na praia quanto nos canais é de 100 U$D por 30 minutos ou U$D 140 por uma hora. O parasailing fica por U$D 75 por pessoa e pode ir uma pessoa, um casal ou até mesmo um casal e uma criança.  Mesmo podendo ir 3 no mesmo passeio esse valor é pago por cada pessoa.

Jet Boat Miami - Fonte: jetboatmiami.com Jet Boat Miami - Fonte: jetboatmiami.com

Quem curte stand up paddle também pode encontrar essa atividade, mas com um precinho igualmente nada agradável. 1 hora por U$D 30 , 3 horas por U$D 50 ou o dia todo por U$D 85. Uma atividade legal é andar de jet boat,  que custa U$D 30 por pessoa.  É um passeio em grupo numa lancha super rápida e segura, com direito a muita emoção. Esses passeios você encontra na maioria das lojinhas espalhadas por toda Miami Beach, mas se preferir marcar com antecedência basta entrar em contato pelo site www.southfloridatrikke.com.

Passeio de truck boat em Fort Lauderdale Passeio de truck boat em Fort Lauderdale(vídeo)

Truck Boat: um passeio diferente

Estávamos pensando em fazer um passeio de ônibus panorâmico pela cidade, até que vimos o truck boat da Duck Tours. É uma espécie de ônibus anfíbio, que roda pelas ruas e também navega como um barco. Achei legal porque nos possibilitaria uma volta pelas ruas de Miami Beach e pelos belos canais da cidade.

Miami vista do mar Miami vista do mar

O passeio nos possibilitou conhecer um pouco mais sobre a história da cidade. A todo o momento o guia falava sobre acontecimentos interessantes e nos mostrava as casas caríssimas que pertencem a famosos como Shakira, Just Bieber, Luciana Gimenes e outros. Do barco-ônibus tivemos também a oportunidade de ver um belo por do sol.

O valor ficou em U$D 35 + 7 %  de impostos por uma hora e meia de tour. Um ponto negativo é a altura da música e a velocidade com que o guia fala, percebendo-se nitidamente que ele está cansado de repetir e por isso usa frases decoradas. A impressão que tínhamos era ele não via a hora de sairmos do barco dele!

Passeio de ônibus anfíbio em Miami Passeio de ônibus anfíbio em Miami

Há diversas opções parecidas de passeios anfíbio por toda a Miami Beach e percebemos que todos praticam o mesmo valor. Apesar do guia recomendamos o passeio!


 

Sites para mais informações sobre passeios e atividades disponíveis em Miami Beach:

Locação de equipamentos, como Kangoo Jump, Scooter elétrica e Segway para passeios: http://www.southfloridatrikke.com

Passeios de Jet Boathttp://jetboatmiami.com

Passeio de Truck Boathttp://ducktourssouthbeach.com/

Bares e restaurantes da Ocean Drivehttp://www.oceandrivemiamibeach.com/restaurants/


Colaborou: Amon Caldas

 

Passeio de truck boat em Fort Lauderdale Passeio de truck boat em Fort Lauderdale(vídeo)
Encontrou erros nesse post? Comunique!

Roteiro e Localização

Último local: Fort Lauderdale, + detalhes
RBBV Código Criativo