Relato de viagem

Os incríveis museus de carros e motos de Canela e a fábrica de chocolate Caracol

Depois da frustração no SnowLand (estação de ski artificial de Gramado) ,descrita no relato anterior, reclamamos, fomos reembolsados e com dinheiro na mão tomamos um táxi e seguimos para o centro de Canela, para conhecer a fábrica de chocolate e os museus.

Na frente do SnowLand sempre há táxis estacionados disponíveis para os visitantes. Tomamos um e de lá até o museu pagamos cerca de R$ 35,00. O taxista foi muito atencioso e gentil, explicando um pouco sobre a cidade mas depois percebemos que toda aquela gentileza no fundo era por que ele queria nos levar no museu para ganhar a comissão paga pelo museu aos taxistas.

Promoção enganosa, cuidado

A entrada no museu de cera, chamado DreamLand, no Museu de Carros Antigos e no Super Carros custava, segundo a vendedora, 120 reais e estava em promoção por R$ 90,00 e ainda ganharíamos "de graça" a entrada para o museu Harley Davidson. Para um turista ansioso podia parecer uma ótima oferta, mas não é não é você vai entender por que.

DSC_0138Primeiro que essa "promoção" é puro marketing, já que esse é o preço normal. Segundo que, na minha opinião não vale o preço pago. Os bonecos do museu  de cera são mal feitos (pelo menos se comparados aos do Madame Tussauds. Além disso, no final passamos por uma situação muito desagradável.

Quando  terminamos o "tour" pelo museu de cera chegamos a uma sala oval, imitando a da Casa Branca.  Logo que chegamos funcionários mercantilistas demonstram uma gentileza exacerbada e começaram a nos chamar de presidente e no caso das mulheres chamá-las de primeira dama (fazem isso com todos/as). Pediram que eu sentasse e pusesse  o pé na mesa, fingindo que atendia o telefone, abraçando a "primeira dama" e etc.

Eu já percebendo que tudo aquilo era para depois vender participei do teatro, mas me zanguei quando ao final da sessão de fotos saquei a minha câmera para tirar uma foto de Viviane, na mesma posição em que eles haviam tirado instantes antes. Para minha estupefata surpresa eu ouvi da funcionária que não poderia. Como assim? Não posso por que? Eu paguei para entrar aqui, para visitar o museu, você acabou de tirar uma foto nossa nessa mesma posição e agora diz que eu não posso tirar uma foto só por que estou utilizando a minha câmera? Ela ficou meio travada, mas continuou dizendo que não. Eu fiquei indignado e tirei a foto mesmo assim! Eles queriam nos "forçar" a comprar uma foto por 15 reais (sem a original, só impressa). Para receber a original no CD teria de comprar 5 fotos e pagar 50 reais! Nossa, parecia uma extorsão. Saímos de de lá com uma péssima impressão.

Museu Harley Daividson Museu Harley Daividson

O museu Harley Davidson na verdade é um bar estilizado

Do museu de cera seguimos para o "museu" de Harley Davidson. Para chegar até ele simplesmente tomamos um elevador no museu de cera e descemos para o subsolo. O museu das motos fica num ambiente temático, que funciona como bar e tem uma decoração retrô e boêmia. O lugar estava bem vazio. O ambiente é bem bonito, mas eu não chamaria de museu.

Há cerca de 10 motos Harley Davidson. Não é possível tocar em nenhuma moto, e nem sentar de foma alguma. Por ser um ambiente escuro (já que é um bar noturno) a luminosidade não é boa para fotos. Acho que essa atração só vale a pena para quem é muito aficionado por Harley Davidson. Eu curto  moto, tenho moto mas não achei que valeu o valor pago. Não vi explicações sobre as motos, sobre a história ou algo parecido. Na verdade o local é um bar bem estruturado que usa motos como decoração, mas eu não chamaria de museu. Acho que teria curtido mais o lugar se tivesse ido à noite, com uns amigos para tomar um vinho.

Visitando o museu de carros antigos

Saindo do "museu" de motos seguimos para o museu de carros antigos chamado Hollywood Dream Cars. Todos esses museus ficam na Avenida das Hortênsias, que é a rodovia que conecta Gramado a Canela. Dá para se deslocar a pé entre todos eles (só o Super Carros que fica um pouquinho mais longe).

Museu de carros antigos Museu de carros antigos

No Dream Cars há inúmeros modelos antigos, bem cuidados e incríveis e vai fascinar todos que curtem carros antigos.  Para tirar fotos dentro do carro precisava pagar, mas junto ao carro não. Além disso havia quatro motos antigas, bem bonitas, nas quais se podia subir e tirar fotos, sem custo algum. O pessoal foi bem mais gentil e atencioso e ninguém ficou querendo nos "empurrar" fotos pagas. Ficamos ali apreciando os carros por uns 40 minutos e depois seguimos para a Fábrica de Chocolate Caracol.

APROVEITE O Chocolate E GRAMADO

Em Gramado e Canela a tradição do bom chocolate é um dos atrativos para o visitante. Existem algumas fábricas de chocolate caseiro tradicionais. As 4 mais conhecidas são: FlorybalCaracolPrawer, Montez e Lugano. Dentre essas cinco a que tem os produtos mais caros (e na opinião de alguns também os melhores) é a Prawer. A nossa escolha foi visitar a Caracol, que além de vender ótimos produtos tem um tour que o visitante pode fazer pela fábrica, onde é contada a história do chocolate e é demonstrado o processo de fabricação. Segundo a informação que tínhamos coletado pagaríamos 10 reais pelo tour mas esse valor poderia ser utilizado como crédito para adquirir produtos ao final. Isso mudou.

Fábrica de Chocolocales Caracol Fábrica de Chocolocales Caracol(vídeo)

 

O preço continua o mesmo mas o crédito em compras não existe mais. Mesmo assim vale a pena fazer o tour. Nesse passeio, que ocorre dentro das instalações da fábrica, o visitante percorre diversos ambientes com explicações e até objetos animados que vão ilustrando tanto como funciona a fabricação quanto qual a origem e a história do produto chocolate como conhecemos hoje.

Os cenários são ricos, com floresta temática, fábrica em funcionamento (com chocolate de verdade), esculturas de chocolate, vestimentas e personagens histórico ligados ao chocolate e até mesmo uma árvore (de cacau) falante. Muito interessante. Ao final do tour o visitante sai no ambiente onde são servidos chocolates, cafés e lanches. Nesse ambiente (o restaurante da fábrica) pode-se admirar uma vista incrível da região montanhosa de Canela através da vidraça que circula todo o ambiente suspenso. Eu e Viviane pedimos um chocolate quente com licor. Estava uma delícia, mas depois de algumas goladas começamos a sentir o efeito do álcool e percebemos que estava forte demais (o álcool). Para acompanhar pedimos pães de queijo que estavam deliciosos também. Esse lanche delicioso com uma vista espetacular e um clima super gostoso foi maravilhoso.

Mustang no Super Carros Mustang no Super Carros

Quer andar de Ferrari? Vá ao Super Carros

Depois de sair da fábrica Caracol seguimos para o Super Carros, que é uma loja de carros esportivos imensa onde é possível não só visitar, olhar e tirar fotos dos carros como também alugar uma das super máquinas. Eu já tinha visto uma reportagem sobre o aluguel de carros de luxo e esportivos em Canela, mas ver de perto é outra coisa. Entre os diversos modelos disponíveis há  veículos da Ferrari, Lamborghini, Mustang , Posrche, Bentley e outros.

É possível andar em todos eles, mas como você deve imaginar, os preços são bem salgados, mas não é nada impossível. Se eles fossem alugar por dia sairia caríssimo e por isso adotaram a estratégia de alugar por pequenos períodos. Por exemplo, para alugar o Mustang Shelby GT500 ( o modelo mais econômico) custava 190 reais para dirigir por um percurso de 8,7 quilômetros. Sim, é caro para o tempo e o percurso, mas como isso é uma extravagância ocasional e para muitos até um sonho considero que não é um valor impossível. Vale lembrar que eles oferecem o serviço de filmagem (uma câmera vai presa no carro focando seu rosto) e incluindo esse serviço o valor total passa dos 250, para o Mustang.

Outros carros mais caros tem o valor do aluguel, obviamente, mais caros. Se não me engano a Ferrari F360 custava 590 reais. Em todos os aluguéis sempre vai uma pessoa te acompanhando. Você vai na direção e um funcionário vai também no veículo, afinal, é um valor alto que está em jogo. Para aqueles que não dirigem existe ainda a opção de pagar para dar um passeio como carona. Nesse caso o passageiro paga 90 reais por um passeio de menos de 8.7 km no Mustang.

Salão do Super Carros Salão do Super Carros

Muitos motoristas realizam seu sonhos

Em quanto estávamos apreciando os veículos e acessórios nos dois andares da espaçosa loja pudemos observar algumas pessoas saindo e chegando de passeios com os veículos desejados por muitos. Dava para notar o sorriso largo na cara de cada um e o ronco do motor quando o veículo chegava ou saía.

Além de poder apreciar e alugar os carros há a venda de acessórios, vestimentas e até uma roleta no estilo Silvio Santos. Você compra um ticket por 10 reais e tem direito de rodar a roleta uma vez podendo ganhar um chaveiro, um roupa estilizada ou um boné e até mesmo um aluguel de uma Ferrari. Claro que a maioria dos itens da roleta são os mais baratos, mas mesmo sendo pequena há sim a chance de você conseguir um passeio numa Ferrari por 1o reais!

Encontrou erros nesse post? Comunique!

Roteiro e Localização

Último local: + detalhes
RBBV Código Criativo