A culinária francesa: uma atração à parte na sua viagem
A viagem à França é uma daquelas inesquecíveis e quem visita o país quer guardar todos os momentos e registrar tudo nas lentes das câmeras em fotos e videos que eternizem as sensações. Em um passeio por Paris somos envolvidos por experiências únicas para nossos olhos e paladar. As vitrines coloridas e cheias de doces e os restaurantes com pratos com acabamento impecável nos levam a um mergulho pelos sabores da culinária francesa. Mas toda esta sofisticação e sabor pode ser vivida de forma muito mais econômica do que você imagina. Neste post você vai descobrir as atrações imperdíveis da culinária francesa.
comendo na frança sem falar francês
Existe uma grande fama envolvendo os franceses e sua pressa, especialmente em situações como durante um pedido ao garçom em um restaurante. Estas situações e a barreira da língua fazem com que muitos brasileiros tenham receio de viajar para França, mesmo quando já falam inglês.
Na nossa última viagem à França, em 2016, estávamos estudando francês e fomos com objetivo de aprimorar este idioma. Por esta razão, tentamos sempre nos comunicar com os garçons e atendentes em Francês. No entanto, para a nossa surpresa, mesmo quando inciávamos o pedido em francês, muitas vezes os garçons ou atendentes, percebendo a nossa cara de turista, já nos respodiam direto em inglês.
Acredito que durante muito tempo houve uma resistência grande por parte dos franceses de falar inglês no seu território. Mas hoje percebemos, tanto em Paris como em Chamonix, que isso é cada vez mais raro.
Mesmo quem não fala inglês, ou outro idioma, com certeza não passará fome em lugar nenhum do mundo, afinal a linguagem de gestos e sinais está aí para nos tirar destas situações em que nos falta o vocabulário. Nós inclusive já escrevemos sobre como viajar sem falar um outro idioma.
Mesmo que você não fale nenhum outro idioma, além do português, não considere isto como um impedimento para s sua viagem. Claro que falar um segundo idioma, especialmente o inglês, pode facilitar a sua vida durante uma viagem. Mas, por outro lado esta experiência de se virar com mímicas e gestos também podem te trazer histórias divertidas para contar.
FAZENDO PEDIDOS EM UM RESTAURANTE FRANCÊS
Os restaurantes franceses são famosos por apresentações impecavéis de seus pratos e também por porções pequenas. O tamanho da porção pode ser justifcado pela forma como culturalmente é dividida uma refeição completa francesa. A divisão é feita em 4 partes: Entrée ( entrada), Le plat (prato princilpal), Fromage (queijo) e Dessert (sobremesa). Em muitos casos depois destas 4 partes ainda é possivel acrescentar uma bebiba como um café ou um chá.
Nos restaurantes na França normalmente é possível escolher seu pedido de três formas de diferentes. A primeira forma é solicitando ao garçom "La carte", que é o cardápio onde estão os pratos servidos no restaurante. Caso você fale inglês, é possível perguntar se tem o cardápio em inglês, pois muitos restaurantes dispõe do cardápio neste idioma. Alguns restaurantes colocam imagens dos pratos no cardápio e isso pode facilitar muito na decisão.
Os restaurantes que tem imagens associadas aos pratos são os mais recomendados quando não falamos o idioma, pois é possível apontar o que deseja, assim como a quantidade com a mão, e o garçom com certeza vai compreender.
A segunda forma é escolher pelo "menu" ou "formule", que são opções de combinação de entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Esta combinação é vendida a um preço fixo pelo restaurante. Normalmente, para cada parte da refeição, é possível escolher entre duas ou três opções disponíveis. Escolher pelo "menu" geralmente é mais econômico que montar esta mesma combinação com pratos do cardápio.
Os restaurantes costumam alterar diariamente a combinação da sua " formule". Por esta razão é muito comum ver as opções escritas em um quadro ou lousa na entrada do restaurante.
A terceira opção é o "plat du jour" que é um único prato principal especial feito pelo restaurante. Este prato pode ser uma opção interessante para quem não tem o hábito de fazer a refeição divida em partes, como os franceses e também costuma ser a mais econômica entre as três opções de escolha.
Mesmo com esta divisão em partes, caso a sua preferência seja sempre por um prato principal mais farto, é possível que saia um pouco frustrado do restaurante. No entanto, em relação ao sabor, é muito provável que tenha ótimas recordações desta experiência.
PADARIAS E DOCERIAS FRANCESAS
A França é um verdadeiro paraíso para quem gosta de doces. O capricho das vitrines encantam os olhos dos que passam e o sabor traz a alegria para quem experimenta. Na França existem dois comércios distintos que comercializam pães e doces, que são:
Boulangerie - é o local onde podemos comprar pães, alguns salgados e as famosas baguetes francesas. Elas são sempre lembradas não por seu sabor, mas pelo hábito pitoresco dos franceses de as carregarem de baixo do braço embrulhadas em um papel que só cobre a parte da baguete que está em contato como o corpo. Normalmente são muito duras e não são uma das queridinhas em sabor para nós brasileiros.
Patisserie -são as lojas onde encontramos as vitrines mais coloridas e onde podemos apreciar os típicos doces franceses. A confeitaria francesa possui vários doces muito famosos no mundo inteiro. Abaixo vamos apresentar algumas destas maravilhas que você poderá experimentar em sua viagem. Todos os quitutes apresentados são muito saborosos e têm preço acessível.
Petit Gateu - este é o doce francês mais conhecido no Brasil. Ele é uma combinação maravilhosa de um pequeno bolo de chocolate com recheio de calda quente por dentro, normalmente de chocolate, e que é servido acompanhado de uma bola de sorvete. Este contraste quente e frio torna a experiência diferente e prazerosa.
Macaron - são pequenos docinhos redondos e coloridos. Eles são um dos preferidos, especialmente pelos adolescentes franceses. Este doce pode ser encontrado em várias cores e opções de sabores diferentes. Nas lojas ele pode ser vendido arrumadinhos em caixinhas, que são uma ótima opção também pra presente ou em unidades avulsas por mais ou menos 1 euro. Este docinho é tão consumido por lá que até as lojas do McDonald's os vendem tanto na França como na Suíça.
Pain au Chocolat - é um outro maravilhoso pãozinho com gotas de chocolates que lembram os nossos panetones natalinos. A diferença está na textura da massa que é folhada e lá eles são consumidos o ano inteiro. Ninguém precisa esperar o natal para se deliciar.
Chausson aux pomme - este é o doce que mais me lembra Paris. Foi o meu preferido entre todos os que experimentei por lá. E olhe que provei vários, pois quando se está na França ninguém lembra de dieta. Este doce é uma mistura de croissant com a "tarte aux pommes ", que é uma torta de maçã. Ele é feito com massa folhada e um recheio cremoso e doce com pedaços de maçã.
Croissant - o "croissant beurre", ou croissant de manteiga, possui uma textura folhada maravilhosa é muito saboroso. A simplicidade desta iguaria, que pode ser encontrada por alguns centavos em vários cafés e lanchonetes, não ofuscam o seu delicioso sabor. Afinal, não são apenas os doces que tem espaço nas vitrines, pois este croissant é salgado e é um dos itens mais famosos da culinária francesa.
- Croissan Beurre - Croissant de manteiga
Segundo os franceses, o segredo da felicidade é a manteiga. Esta frase foi dita no filme "As Férias da Minha Vida" pelo ator francês Gérard Depardieu. Deve ser por isso que este simples croissant de manteiga é tão bom.
VOCABULáRIO BÁSICO PARA SEU PASSEIO GASTRONÔMICO NA FRANÇA
Claro que ninguém precisa deixar de conhecer a França por não falar francês e também se o seu objetivo é só fazer uma viagem curta, talvez não seja o caso de fazer um curso de idioma somente para isto. É verdade que aprender francês pode ser uma experiência muito prazerosa. Eu realmente indico para quem tem vontade de estudar este idioma, pois é uma língua muito bonita de se ouvir. É romântica e quando aprendemos um idioma não nos enriquecemos somente em palavras, mas aprendemos sobre uma cultura e um mundo novo de sabores, músicas, filmes e costumes se abrem para nós.
Se sua vontade é apenas viajar para um país de língua francesa e curtir a experiência turística, não existe nada de errado nisso. Para te ajudar, nós montamos um vocabulário básico para facilitar sua vida na hora comer na França. Além do vocabulário para auxiliar com o cardápio, vamos dar dica sobre três expressões que auxiliarão na hora de fazer o pedido. Caso você não fale nada de inglês, e vá fazer seu pedido em francês, ou simplesmente apontando, vale a pena aprender e memorizar apenas essas três expressões que facilitarão a comunicação neste momento.
As duas primeiras expressões são palavras de educação e que também servem para quebrar o gelo entre o cliente e o garçom.
S'il vous plaît - significa por favor. A pronúncia em português ficaria mais ou menos assim: "sivuplê"
Merci - significa obrigado. A pronúncia em português é bem parecida com a em francês e seria algo próximo a "mêrci".
A terceira servirá para aquele momento depois que você já foi educado, já fez seu pedido e comeu o que queria. Chegou a hora de pagar o que deve. Você pode fazer um gesto para o garçom solicitando ou sinalizar para que ele venha até a mesa para você pedir a conta.
L'addition - é a palavra para solicitar a conta. Em português seria algo como " ladicion". Normalmente este pedido é feito com: "l'addition, s'il vous plaît", que é a expressão que significa conta seguida de por favor, que você já aprendeu a pronunciar.
Abaixo disponibilizamos uma lista de palavras em francês e suas traduções. Elas certamente aparecerão em seu cardápio ou estarão presentes na sua compra em um supermercado.
Aubergine - beringela
Beurre - manteiga
Bière - cerveja
Bœuf - bife de carne boi
Canard - pato
Carotte - Cenoura
Cheval - cavalo (na França muitas pessoas comem carne de cavalo selvagem)
Chou-fleur - couve flor
Concombre - pepino
Crevette - camarão
Eau - água
Fromage - queijo
Gâteau - bolo
Haricot - feijão
Huile d'olive - azeite de oliva
Jus - suco
Maïs - milho
Oeuf - ovo
Oignon - cebola
Orange - laranja
Pain - pão
Pasta - massa ou macarrão
Pastéque - melancia
Pieuvre - polvo
Piment/poivre - pimenta
Poivron - pimentão
Pomme - maçã
Porc - porco
Poulet - frango
Raisin - uva
Riz - arroz
Salade - alface (esta palavra também é usada para salada)
Tarte - torta
Tomate - tomate
Viande - carne
Vin - vinho
Com este vocabulário básico você certamente não passará fome em nenhum país francófono e saberá o que está pedindo. Espero que esta matéria seja mais um estimulo para sua próxima viagem. E você, o que pretende experimentar ou o que mais gostou da culinária francesa? Passou alguma dificuldade neste quesito na França? Conte tudo para gente nos comentários, será um prazer conhecer sua história.
Encontrou erros nesse post? Comunique!