Relato de viagem

Como fazer refeições econômicas em Paris

Uma viagem a Paris não é uma das mais econômicas, especialmente para nós brasileiros que recebemos nossos proventos em reais. Mesmo os próprios franceses, de outras regiões, consideram a cidade luz um opção cara de lazer e que é inflacionada pelo volume de turistas. Paris foi, por várias vezes, vencedora do título de cidade mais visitada do mundo, e um dos atrativos é a gastronomia. A cidade tem muitos atrativos para encantar os seus visitantes, e comer bem é um deles, mas para fazer uma viagem econômica, é necessário empregar algumas estratégias. Neste post damos dicas de como você pode organizar suas refeições de forma econômica em Paris.

Gastando pouco no café da manhã e lanche

Apesar da gastronomia ser um dos principais atrativos parisienses, ela não precisa ser um peso grande no orçamento da sua viagem.  Um primeiro ponto relevante é que a água da torneira na França é potável, e os restaurantes sempre colocam na mesa uma "carafe d'eau", que é uma jarra com água gratuita. Mas  não se preocupe, por que não é somente na água que dá para economizar.  É possível conciliar a experiência de conhecer alguns itens da culinária, e ao mesmo tempo poupar um pouco em algumas refeições. Abaixo apresentamos as dicas para quem quer economizar, mas também quer se manter nutrido para as longas caminhadas pela cidade.

Café da manhã - A maioria dos hotéis mais econômicos da Europa não tem o café da manhã incluso.  Na França, dentre estes mais baratos, é possível encontrar alguns com um café da manhã básico que consiste em uma opção de café ou chocolate, um croissant de manteiga e meia baguete acompanhada de alguns porção de geleia.

Um tipico café da manhã francês com croissant e suco de laranja Café da manhã na França

Para reforçar este café a opção mais vantajosa é ir em um mercado da cidade e comprar algumas frutas, garrafas de suco natural de laranja, que são vendidos nas máquinas automáticas do supermercado, pães e queijo.

Comprar queijo em Paris é muito bom, pois se conseguem muitas opções boas e baratas. Comprando queijo em um Supermercado em Paris

Comprar queijo nos mercados em Paris é uma ótima experiência, pois sempre tem uma variedade grande de opções saborosas e muito baratas, especialmente quando comparado aos preços destes mesmos itens no Brasil.

 

Almoço: comida à quilo com preço por alimento

Existem restaurantes chineses com comidas saborosas e que trabalham com opção de venda  à quilo. A diferença está no preço que é diferente para cada item do buffet, o que torna o valor da refeição muito mais justo. O preço do quilo do alface é infinitamente menor que o preço do camarão. Na vitrine você escolhe as opções que deseja comer e o atendente, de forma muito ágil, vai colocando em pequenas vasilhas transparentes e vai pesando de acordo com o preço do item.

Vitrine de Comida à quilo no restaurante chinês Vitrine de comida à quilo em um restaurante chinês em Paris

No final você receberá uma bandeja com todas as vasilhinhas com seus produtos escolhidos e um prato para que você possa fazer sua refeição. Esta foi uma das descobertas mais surpreendentes da viagem a Paris. Fizemos uma refeição simples, mas  saborosa, em um destes restaurantes.

Comendo em um restaurante à quilo chinês em Paris Comendo em um restaurante à quilo chinês em Paris

Lanche - Muitos lanches tem um preço bastante razoável nas lanchonetes de Paris e podem ser encontradas mesmo na Champs-Élysées, que é a avenida mais famosa e badalada de Paris. Lanchando na avenida Champs-Élysées em Paris

Lanchando na avenida Champs-Élysées em Paris

 

Baguetes e  PIQUE-NIQUE

Existe ainda uma opção mais prazerosa e econômica. Se você é  um turista mais descolado, como nós, e não quer perder tempo na rua. Comprar uma baguete e preparar um Sandwiche com queijo, tomates e legumes no supermercado. Esta é uma opção econômica e que possui vários aspectos positivos, pois este é um costume muito comum entre os próprios franceses e portanto é uma forma também de você viver um pouco da cultura local.

Pique-nique - Caso sua viagem seja no verão, uma opção muito boa é colocar  sua canga ou toalha de praia na bolsa, preparar umas baguetes, comprar algumas frutas, um vinho no mercado e fazer um romântico piquenique em locais lindos como o Jardin du Luxemburgo ou próximo a Torre Eiffel, no Champs de Mars.

 

Piquinique  no jardim do Luxemburgo - Um atividade romântica e prezerosa. Piquinique no jardim do Luxemburgo - Um atividade romântica e prezerosa.

Esta opção é excelente tanto pelo passeio como pela economia, pois é possível montar um piquenique recheado de queijos e vinhos com muita qualidade e pagando muito pouco quando comprado nos supermercados.

Espero que estas dicas te ajudem na sua próxima viagem a Paris e se você quiser saber mais sobre a cozinha francesa e como fazer pedidos em um restaurante na França, mesmo sem falar francês, é só ler este Post sobre a culinária francesa.

Para continuar recebendo outras matérias de qualidade curta a nossa página  e não esqueça de compartilhar  nas redes sociais.

Encontrou erros nesse post? Comunique!
RBBV Código Criativo