Relato de viagem

Três dias em Chamonix no verão: atrações, passeios e dicas

Chamonix Mont Blanc é uma pequena e muito charmosa cidade localizada no Sul da França. Apesar de haver muitas outras cidadezinhas da Europa bonitas, sua beleza é especial e diferente de tudo que encontraremos em outros lugares. A cidade possui uma localização privilegiada, em um vale, rodeado pela cadeia de montanhas onde fica o ponto mais alto da Europa. Esta localização concede à cidade um charme incomparável pela vista do imponente Mont Blanc que pode ser observado quase de qualquer ponto da vila. Além disso a cidade é bem movimentada, com juventude ativa e opções de esportes muito interessantes.

O QUE FAZER EM  CHAMONIX NO VERÃO

Chamonix é o destino ideal no verão Europeu pois sua  localização geográfica permite ao viajante sentir o calor do sol do verão e também a possibilidade de em alguns minutos pegar um teleférico e ir para montanha praticar algumas atividades de neve ou simplesmente apreciar a vista. No verão o sol nasce as 05:30 da manhã e se põe próximo as 22:00. Este dia longo dá aos aventureiros mais dispostos o tempo necessário para aproveitar todas as atividades ao redor da cidade.

A beleza da vila é um convite para as longas caminhadas para observar sua arquitetura, olhar o rio de águas verdes e claras que corta a cidade, admirar as lindas floreiras que se estendem sobre as varandas ou simplesmente caminhar para escolher o café mais charmoso e tomar um chocolate quente.

A bela cidade de Chamonix A bela cidade de Chamonix

No verão também acontecem atividades como corrida de rua pela vila em datas especificas e caminhadas pelas montanhas ao redor da vila são oferecida diariamente pelas agências de turismo. A cidade também é o destino ideal para os aventureiros, sendo considera a capital das atividades ao ar livre. Dispõe de atracões como alpinismo, paraquedas e parapentes. Durante as caminhadas pela vila a todo momento somos surpreendidos pelo colorido de um parapente no céu sobrevoando a cidade.

Parapentes no céu de Chamonix Parapentes no céu de Chamonix

Esta mistura entre uma vila charmosa, cheia de cafés e cantinhos aconchegantes, que parece ter saído de uma historia de conto de fadas,  com incríveis belezas naturais e várias opções de atividades ao ar livre tornam a cidade um dos lugares mais turísticos da França e da Europa.

Curtindo os cantinhos charmosos da vila Curtindo os cantinhos charmosos da vila

Por ser uma cidade vibrante e preparada para os aventureiros que procuram esportes radicais e ao mesmo tempo charmosa e romântica, ela agrada um público diverso. Por esta razão se você gosta de frio e neve ou de sol e calor, quer sossego ou aventura ou quer viver tudo isso em um só lugar deve escolher este destino.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE CHAMONIX

A melhor maneira de curtir todas as atrações de Chamonix e também economizar é comprar o MultiPass Mont Blanc. O passe dá direito a conhecer todas as atrações da cidade e permite usar os teleféricos e trens que dão acessos aos pontos de visitação. O passe diário para 1 adulto custa 63,00 euros, para 2 dias custa 77,00 euros e para 3 dias custa 88,00 euros. Para quem viaja em familia existe o passe familia que permite o uso por 2 adultos e até 3 crianças da mesma familia que custa 195,00 euros para 1 dia.

Cartão Chamonix Multipass Cartão Chamonix Multipass

Todos os passes podem ser comprados para uma duração de até 21 dias consecultivos ou  para ser utilizado em dias alternados e o valor por dia vai diminuindo na medida que aumenta a quantidade de dias adquiridos. A bilheteria principal para venda deste passe é na subida para o Aiguille du Midi, onde também fica localizada uma loja de lembranças da cidade.

Acesso a Aguille du Midi onde fica localizado a bilheteria. Acesso a Aiguille du Midi onde fica localizado a bilheteria.

Todas as informações sobre este passe e a tabela atualizada de preços podem ser encontradas no site do Chamonix Multipass.

 

CAMINHADA PARA O GRAND BALCON SUD

Esta é uma caminhada pela montanha que fica do lado oposto do Aguille du Midi, vizinho ao monte Le Brévent. Existem duas formas de alcançar esta atração: a primeira é com uma caminhada desde o centro de Chamonix feito por uma trilha nas montanhas que dura de 2,5 a 3 horas. A segunda é pegando um teleférico até o Le Brévent e fazendo uma caminhada de 1 hora e meia. A trilha é um programa feito por muitas famílias ou pessoas que querem apreciar a vista longe das multidões das outras atrações. O ponto alto deste passeio não é a chegada, mas sim a subida com suas pausas para apreciar a paisagem por ângulos diferentes.

Trilha para o Le Grand Balcon Sud Trilha para o Le Grand Balcon Sud

VISITA AO LE BREVENT E SEU RESTAURANTE PANORÂMICO

O le Brévent é uma montanha que fica do lado oposto ao Aiguille du Midi e tem uma altura de 2525 metros. A subida pode ser feita por uma trilha ou pelo teleférico. o visitante paga apenas o passe do teleférico e pode curtir a vista da cidade  ou admirar o Mont Blanc à sua frente. No Le Brévent encontra-se um lindo restaurante com vista panorâmica que com certeza vale a pena a visita.  Mesmo se for apenas para tomar um chocolate quente e curtir a vista, já vale a pena e será inesquecível.

Restaurante panorâmico com a vista espetacular do Monte Le Brévent Restaurante com a vista do Monte Le Brévent(vídeo)

 

O Le Brévent também é escolhido por muitos aventureiros para saltos de parapente, assim como  é um lugar também ideal para caminhadas na neve, mesmo no verão.

 

 

VISITA A AIGUILLE DU MIDI

A visita ao Aiguille du Midi é a atração principal de Chamonix. Ele fica localizado no topo do Mont Blanc a uma altura impressionante de 3.842 metros,  o que permite ter uma vista incrível da cidade e de uma imensidão de picos nevados.

Observando o horizonte na Aiguille du Midi Observando o horizonte na Aiguille du Midi

O acesso a este ponto é feito de forma confortável de teleférico e depois complementado de elevador.

 

Chegamos ao céu, no topo do Aiguille du Midi Chegamos ao céu, no topo do Aiguille du Midi(vídeo)

 

A infraestrutura turística impressionante oferecida pela cidade permite que a visita seja feita tanto pelos mais jovens como pelos mais idosos, mesmo que possuam alguma limitação de locomoção.

 

 

SE AVENTURAR NO "PAS DAN LE VIDE"

Esta é atração perfeita para quem gosta de fortes emoções. O Pas dans Le vide é uma  uma cabine completamente de vidro, feita em formato de cubo com estrutura reforçada de vidros  transparentes de 12 mm que permite ao visitante sentir-se pisando no "vazio", sobre as montanhas a uma altura de 3842 metros. A cabine é muito segura e foi projetada para suportar ventos superiores a 220 km.

Pisando no vazio a 3842 metros Pisando no vazio a 3842 metros

 

Os que se aventuram nesta atração deixam sua recordação escrita em um livro. E claro, nós não perdemos esta chance de registrar esse momento.

Registrando a aventura de pisar no vazio Registrando a aventura de pisar no vazio

Esta atração  é feita na mesma visita à Aiguille du Midi, na segunda parada do teleférico antes da subida ao ponto mais alto dos alpes.

O visitante não paga nenhum valor a mais para participar desta atracão e os funcionários do local são muito solícitos e registram fotos nas cameras de todos. Algumas pessoas têm vertigem ou se desesperam quando olham para baixo e acabam não curtindo o visual da paisagem. Mas se você tem um pouco mais de coragem, como nós, certamente vai adorar a sensação .

MER DE GLACE

O Mar de Gelo é uma geleira que fica no vale do Montevers. Este é um passeio muito interessante que inclue caminhada no gelo e uma visita ao museu, também de gelo. Diferente dos outros passeios de Chamonix, a chegada no Mer de Glace não é feita por teleférico, e sim por uma agradável subida de trem que revela paisagens muito bonitas.

Passeio de trem a caminho do Mer de Glace. Passeio de trem a caminho do Mer de Glace.(vídeo)

O trem parte da Estação Chemin de Fer du Montenvers e leva o visitante  até a estação   Montenvers-Mer de Glace.

Estação de trem Chemim de Fer du Montenvers Estação de trem Chemim de Fer du Montenvers

No entanto, como o museu fica em um vale e a estação fica no ponto mais alto, o visitante precisa descer um "pequeno" lance de escadas com incríveis 400 degraus. Parte deste trajeto pode ser feito em um teleférico, mas ainda assim não tem como fugir de parte da descida de escada.

 

Incrível acesso ao Mer de Glace feito por uma escada de 400 degraus. Acesso ao Mer de Glace feito por uma escada de 400 degraus.(vídeo)

O Museu de Gelo é composto de imensos tuneis cavados na geleira que fica coberta por terra e pedras. Apesar da fina camada de terra visível, tudo em baixo é gelo, onde é possível inclusive ver algumas corredeiras de água durante o verão. A  iluminação colorida nos tuneis de gelo tornam a observação das obras escupidas no gelo ainda mais interessante.

 

O colorido museu do Mer de Glace O colorido museu do Mer de Glace

A visita a este lugar com certeza vale muio a pena. O passeio dura no minimo 3 horas. Então  é bom reservar um turno para fazer esta atividade com tranquilidade e aproveitar ao máximo esta atração.

 

COMPRAS EM CHAMONIX

Para os brasileiros que vistam Chamonix e têm um pouquinho mais de tempo na cidade, vale a pena tirar umas horinhas para fazer algumas compras. Chamonix é um lugar muito bom para comprar produtos esportivos, equipamentos para atividades ao ar livre e também para adquirir produtos de beleza e perfumaria.

A cidade tem muitas lojas de produtos esportivos de marcas famosas e que custam um pouco mais caro como a Nort Face, mas também tem lojas com equipamentos e roupas muito boas e com preços acessíveis. A loja da Quechua se destaca por reunir uma grande variedade de produtos a preços muito mais econômicos que no Brasil.

Loja da Quechua em Chamonix Loja da Quechua em Chamonix

Nós compramos calçados para neve e roupas para frio e  peças multi uso, como calças que viram bermudas nesta loja. Com certeza recomendo, caso você não tenha estes equipamentos para a viagem, deixar para comprar lá mesmo em Chamonix.

Em Chamonix não é diferente de outras cidades francesas onde as farmácias são uma atração à parte, especialmente para mulheres, que ficam perdidas entre tantas opções de perfumaria e cosméticos. São várias farmácias recheadas de deliciosos perfumes franceses, maquiagens e cremes.

Farmácia em Chamonix Farmácia em Chamonix

 

Os preços de marcas comercializadas no Brasil custam quase a metade, mesmo depois da conversão da moeda.  Também pode ser uma boa opção para comprar as lembranças para a família. Lá encontramos vários kits de mini perfumes franceses que sempre agradam pela qualidade e fixação das fragrâncias.

Para aproveitar o máximo de Chamonix é importante estar atento ao clima e à época do ano que mais agrada o seu estilo de viagem. Há atrações tanto no inverno quanto no verão. Lembre-se que os passes que incluem várias atrações, por um ou mais dias são uma ótima opção e que Chamonix atrai duas vertentes de turistas: aqueles que procuram esportes e aqueles que procuram conforto, chocolate quente e uma lareira. Você pode desfrutar dos dois aspectos e ser feliz duplamente. Esperamos que curta esta linda cidade e comente aqui no post como foi sua experiência ou como está planejando sua viagem que tentaremos ajudar.

Quando for fazer sua reserva da sua hospedagem use o nosso link booking.com?aid=37400 que leva ao  site do Booking. Não custa nada a mais para você e ainda ajuda a manter o fazendoasmalas, onde escrevemos experiências, dicas e orientações para ajudar viajantes.

Encontrou erros nesse post? Comunique!
RBBV Código Criativo